EWIS (Electrical Wiring Interconnection System)

O Curso de EWIS (Electrical Wiring Interconnection System) tem como objetivos principais: 
  • Conhecer a utilização segura de EWIS, LRU (Line Replaceable Units), ferramentas, procedimentos de troubleshooting e medições elétricas.
  • Conhecer os manuais de manutenção de cablagens e saber como manusear nestes manuais.
  • Conhecer e diferenciar os tipos de inspeções, fatores humanos em inspeções, áreas zonais e danos típicos.
  • Conhecer as fontes de contaminação, materiais, limpeza e procedimentos de proteção.
  • Conhecer a correta identificação de diferentes tipos de cabos elétricos, os critérios de inspeção, a tolerância a dano, os procedimentos de reparação e de manutenção preventiva.
  • Conhecer os procedimentos para identificar, inspecionar e definir a reparação correta das fichas típicas encontradas nas aeronaves.
  • Demonstrar os procedimentos para substituição das fichas típicas encontradas nas aeronaves.

A formação de EWIS (Electrical Wiring Interconnection System) é estruturada por grupos de acordo com os seus destinatários:

Grupo 1Pessoal qualificado na realização de manutenção em EWIS. Estes técnicos realizam manutenção de sistemas de cablagens e a sua formação é baseada na descrição do seu trabalho e no seu trabalho efectivamente realizado. (Técnicos de Categoria B2 ou Técnicos com conhecimentos de Aviónicos).

Grupo 2Pessoal qualificado na realização de inspecções em manutenção de sistemas de cablagens. Estes técnicos realizam inspecções de EWIS (mas não de manutenção) e a sua formação é baseada na descrição do seu trabalho e no seu trabalho realizado. (Inspectores/Técnicos de Categoria B2).

Grupo 3Pessoal qualificado na realização de engenharia em cablagens e sistemas de aviónicos de aeronaves em operação. Este pessoal está autorizado a efectuar projectos de engenharia em instalações, modificações e reparações em EWIS (Eng. Eletrotécnicos/Aviónicos).

Grupo 4Pessoal qualificado na realização geral de manutenções/inspecções que não envolvam manutenção de cablagens (LRU não é considerada manutenção de cablagens). Estes técnicos realizam manutenção em aeronaves que podem exigir a remoção/reinstalação de sistemas elécricos. (Inspectores/Técnicos de Categoria A ou B1).

Grupo 5Pessoal qualificado na realização de outro tipo de engenharia ou no trabalho de planeamento na operação de aeronaves. Estes funcionários estão autorizados a conceber mecânica ou estruturalmente, os sistemas de instalações, modificações e reparações, ou a planear tarefas de manutenção.

Grupo 6Outro pessoal de serviço com funções de proximidade com o EWIS. Estes funcionários são pessoas cujas funções podem ter ligações/visualização de sistemas de cablagem de avião. Estas funções podem incluir, mas não se limitam a pessoal de: limpeza de aviões, carga, reabastecimento, instalações sanitárias, degelo ou reboque.

Grupo 7Tripulação de voo (pilotos, copilotos, eng. de voo).

Grupo 8Assistentes de bordo.


Nº de horas de formação:

  • Grupos 1, 2, 3 [É necessário uma componente prática]: 12H (Curso Completo) ou 6H (Curso de Refrescamento);
  • Grupos 4; 5 [Contém apenas uma componente teórica]: 8H (Curso Completo) ou 4H (Curso de Refrescamento);
  • Grupos 6, 7, 8 [É necessário uma componente prática]: 4H (Curso Completo) ou 2H (Curso de Refrescamento).

Público-alvo

  • Técnicos de manutenção, engenheiros, gestores de programas de manutenção, tripulação, assistentes de bordo, outros profissionais que exerçam funções directamente relacionadas com a operação de aeronaves.

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